Inflação é a alta generalizada dos preços. Mas você sabia que há variações dentro do conceito geral de inflação? Confira agora 5 tipos de inflação que podem ser grandes inimigos do seu bolso.
Quando há mais demanda dos consumidores do que produtores ofertando devido a custos de produção, impossibilidades tecnológicas, ou falta de matéria-prima.
A inflação de oferta, também chamada de inflação de custos, acontece quando os preços sobem devido ao aumento dos custos dos produtores de determinado bem ou serviço.
A ineficiência e falta de força da infraestrutura elevam os custos de produção que, por sua vez, encarecem os preços pagos pelos consumidores finais.
Quando o governo emite dinheiro de forma descontrolada. Com mais dinheiro do que produtos e serviços em circulação, os preços aumentam para reequilibrar a economia.
Quando uma economia registra crescimento estagnado e alta inflação. Ou seja, a economia não cresce e os preços sobem, mesmo que as famílias estejam consumindo menos.
Não pense que esse é um cenário melhor, pois a deflação pode ser tão perversa quanto a inflação. Um exemplo disso foi a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929.
Quer entender mais sobre a inflação e como proteger seu dinheiro do jeito certo? Veja dicas de especialistas.